A terra vai “tremer” já amanhã! | Brickwall

A terra vai “tremer” já amanhã!

Lisboa é a segunda cidade europeia com o maior risco sísmico. A “falta de prevenção e de fiscalização da construção e da reabilitação de edifícios que não inclui o reforço sísmico das casas (…) previsto num regulamento de 1958” ainda agrava a situação.

“Não conseguimos prever quando será o próximo mas quando vier será muito forte”, referiu Mário Lopes, reputado engenheiro sísmico, ao Diário de Notícias. Pior que Lisboa, apenas Istambul.

Para assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove esta sexta-feira, às 10h13, um simulacro nacional de sensibilização. “A Terra Treme”, nome dado à iniciativa, “procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adoptar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas”, de acordo com o site criado para divulgar o evento.

O exercício “tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar”.

A ANPC apela ainda a todos os que pretendem participar no exercício que se registem online, para que se possa “acompanhar os participantes em todo o país”.

 

 

Outras notícias