Comprar casa: quem avisa… | Brickwall

Comprar casa: quem avisa…

Preços das casas sobem 6% / ano nos próximos cinco anos. Ou assim se espera…

Comprar casa está cada vez mais caro e as expectativas apontam para uma subida média de 6% por ano nos próximos cinco anos. Este é o retrato do mercado residencial português: uma procura elevada, uma oferta cada vez mais limitada e, consequentemente, valores de venda (e também de arrendamento) que continuam a subir. Portanto, se pensa comprar ou arrendar um imóvel a curto prazo, este é o momento; os preços não vão baixar.

Os números são do Portuguese Housing Market Survey de novembro, um inquérito de confiança e expectativas do sector imobiliário realizado mensalmente pelo RICS e pela Confidencial Imobiliário. No entanto, face ao forte aumento de novos projectos residenciais, espera-se algum alívio nesta pressão sobre os preços, bem como alguma estabilização do mercado.

O contexto económico que se vive em Portugal tem, naturalmente, uma forte influência. Simon Rubinsohn, economista sénior do RICS, salienta que “2017 terá sido mesmo o ano com o maior crescimento de última década. As perspectivas para 2018 são igualmente positivas e o crescimento do emprego, associado à baixa inflação, deve continuar a fornecer uma base sólida para o consumo e a garantir que o cenário para o desenvolvimento do mercado residencial se mantém favorável no futuro”.

Outras notícias