Dia Internacional de Monumentos e Sítios

Monumentos em Portugal para visitar virtualmente

A 18 de Abril de 1982 foi instituído o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO um ano depois. Desde então, a data tem vindo aumentar a consciência pública no que diz respeito à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar.

Face à situação que vivemos provocada pela COVID-19, que obriga a população a um isolamento social, muitas foram as entidades culturais que se transformaram em museus virtuais, ou simplesmente reforçaram um serviço já existente, que consiste no acesso online às suas coleções e exposições.

Na tentativa de contornar as restrições causadas por este isolamento, museus, palácios e outros monumentos nacionais abrem as suas portas virtualmente, com a ajuda da Google Arts & Culture.

Os museus virtuais são excelentes alternativas para conhecer melhor, sem sair de casa, a história de um lugar, de um país e do seu povo. Desta forma, é possível visitar museus de qualquer parte do mundo. 

Em Portugal existem 10 museus virtuais, todos eles na zona da Grande Lisboa:

Palácio Nacional da Pena, em Sintra

Fundação Portuguesa das Comunicações

Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa

Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa

Mosteiros dos Jerónimos, em Lisboa

Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado

Museu Nacional dos Coches, em Lisboa

Torre de Belém, em Lisboa

Panteão Nacional, em Lisboa

Palácio Nacional de Sintra
 

Os museus virtuais são um espaço de relação do património com os seus utilizadores. O seu objetivo é privilegiar a comunicação como forma de envolver e dar a conhecer o seu património. 

Sozinho ou acompanhado, escolha o seu museu preferido e desfrute destas visitas no conforto de sua casa. Aproveite e conheça mais de Portugal. 

A maioria das visitas a estes museus virtuais conta com a instalação da aplicação Google Arts & Culture, disponível para Android e iOS.

Outras notícias