O que são casas modulares?

Uma habitação modular é uma casa que é transportada por módulos para o terreno onde será feita a sua montagem e acabamentos finais. Este tipo de casa requer uma preparação do terreno, a cargo do comprador, e são vistas como uma ótima solução para quem pretende a construção de uma casa própria em pouco tempo. Este tipo de casa é sempre feito numa fábrica certificada.

Quanto à sua aparência, é possível construir uma casa modular com um estilo moderno, mas também é possível optar por opções mais rústicas ou minimalistas. Inicialmente, estas casas estavam limitadas a um piso térreo, mas hoje em dias muitas empresas em Portugal disponibilizam projetos e plantas para casas com rés-do-chão e primeiro andar.

Vantagens das casas modulares

– Demoram menos tempo a construir

A construção de uma casa é um processo longo. Desde a criação do projeto, licenciamento e obras, é normal que passem vários meses, podendo mesmo demorar mais de um ano até estar pronta.

No caso das casas modulares, existe a possibilidade de a casa star pronta a habitar num espaço de três a seis meses, consoante o tipo de casa. Estes prazos são praticamente impossíveis de cumprir numa habitação de construção tradicional.

Como cada construtora disponibiliza apenas alguns modelos, o processo de construção é mais rápido do que o normal. Quando termina a construção dos módulos, estes são transportados para o terreno indicado e preparado pelo comprador. Por fim, os profissionais montam os módulos e fazem os acabamentos finais.

Esta pode ser uma grande mais-valia para quem precisa da sua habitação pronta com urgência.

– Os materiais têm qualidade e oferecem segurança

Uma das dúvidas dos interessados neste tipo de habitação é a qualidade, muitas vezes devido aos preços baixos anunciados e aos prazos reduzidos.

É fundamental, antes de tudo, fazer um levantamento sobre as construtoras especializadas em casas modulares em Portugal. É importante ver ao vivo os materiais usados e conhecer o processo de construção da empresa.

Os módulos podem ser revestidos em cimento, madeira ou em painéis isoladores criados a partir de diversos materiais. A empresa explica as vantagens de cada método e esclarece as dúvidas que o comprador possa ter.

Este tipo de casa é construído em fábrica especializada, onde existe um grande controlo de qualidade e segurança. Este é um dos fatores mais importantes, pois se não existir esse controlo rigoroso, estas casas podem vir a ter diversos problemas. Por isso, as casas modulares são soluções extremamente seguras e resistentes a vários tipos de climas, tempestades e até terramotos. Para além disso, este tipo de casas oferece isolamento térmico e acústico, sendo este também feito em fábrica.

– Durabilidade dos materiais

As casas modulares construídas atualmente são tão resistentes como uma casa tradicional. Uma habitação modular construída com bons materiais tem a durabilidade de 50 a 70 anos. Esta é a mesma durabilidade de uma casa de construção tradicional. No entanto, para aumentar a sua durabilidade, todas as casas precisam de obras de manutenção e conservação.

– Quando tudo está definido, o preço final da casa não pode ser alterado

Uma das grandes vantagens de construir uma casa modular é o facto de o preço não poder ser alterado quando todos os pormenores ficam definidos, como a aceitação do projeto e da planta, materiais a utilizar e acabamentos finais. Este tipo de acordo é ótimo, pois evita derrapagens no orçamento feito para a construção da casa.

– A casa pode aumentar

Uma casa modular é construída por módulos. Como tal, existe sempre a possibilidade de acrescentar ou retirar módulos da mesma, sem necessidade de alterar a estrutura pilar da casa. Este tipo de alterações é vantajoso, pois permite a criação de mais quartos se a família aumentar. É possível construir uma habitação de menores dimensões e aumentar a mesma quando tiveres maior disponibilidade financeira, ou reduzir quando não é necessário tanto espaço.

Todas estas alterações devem ser bem pensadas juntamente com a empresa que vai construir a habitação e é necessário consultar a Câmara Municipal para saber se existem licenças para este tipo de alterações.

Existem casas modulares mais ecológicas, feitas a partir de materiais reciclados. O mercado de casas ecológicas tem vindo a crescer um pouco por todo o mundo, principalmente no mercado de luxo.Já existem instituições bancárias a

Já existem instituições bancárias a financiar este tipo de construções. Pesquise a solução mais indicada para si e construa a sua casa de sonho!

Outras notícias