Apesar de a zona de Lisboa e Vale do Tejo ser a região do país com mais casos de infecção por covid-19 neste momento, não deixa de ser um óptimo sítio para viver e com várias locais para fazer o desconfinamento em segurança, sem ter que se afastar muito da sua área de residência. Aqui damos algumas dicas de espaços onde pode passear sozinho ou em família, alguns bem junto ao Rio Tejo.
Jardim Municipal Constantino Palha – com uma extensão de 400 metros e mesmo em frente ao rio, com lagos e parque infantil, este é o local ideal para apanhar ar fresco e um pouco de sol, longe da confusão da cidade.
Caminho Pedonal Ribeirinho Alhandra – se gosta de caminhadas ou de andar de bicicleta, este local é para si. Com quase 3 km de extensão, este caminho pedonal tem vista privilegiada sobre os mouchões e a Reserva Natural do Estuário do Tejo. Dispõe de um parque de merendas, por isso agarre no cesto de piquenique e aproveite os dias de sol!
Jardim Municipal José Álvaro Vidal – para uma bebida fresca na esplanada ou para ler um bom livro, o Jardim José Álvaro Vidal, em Alverca, é o local perfeito. Com muita sombra para se proteger do sol, pode deixar a criançada correr à vontade.
Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo – este parque constitui uma infraestrutura estratégica em termos de lazer e conservação da natureza, com interesse pedagógico e científico. Tem trilhos pedonais/cicláveis com quase 6km de extensão, associados a caminhos e combros de valas de drenagem e de ribeiras que permitem igualmente a circulação de bicicletas, e um Espaço Multifuncional com 22 550m2, a “Praia dos Pescadores”. O parque contempla ainda um Centro de Interpretação Ambiental e da Paisagem e um Observatório de Aves.
Parque Ribeirinho Oriental – Um parque verde que se estende ao longo de 600 metros, mesmo junto ao Rio Tejo, com dois percursos pedonais: um ribeirinho e um interior, no meio da zona verde. Tem um parque infantil e dois contentores convertidos em cafetarias e ainda aluguer de bicicletas.
Jardim José Gomes Ferreira – No centro da cidade de Lisboa, é o parque ideal para fazer um piquenique. Tem muito espaço para estender a sua toalha e aproveitar uma refeição diferente em família. Não se preocupe: o parque é grande e tem espaço para todos.
Parque dos Poetas – este espaço emblemático de Oeiras tem tudo o que precisa para passar um dia em cheio: parques infantis, lagos, miradouro, labirinto, parque de merendas e muita, muita poesia. Em mais de 22 hectares, o Parque dos Poetas tem representados 60 poetas – 50 portugueses e 10 de territórios de expressão portuguesa.
Parque Marechal Carmona – porque Cascais não é só praia, sugerimos uma visita ao Parque Marechal Carmona. Se quiser ir com crianças, tem um campo de jogos tradicionais, uma esplanada junto ao lago e a Biblioteca Municipal Infantil e Juvenil. Se o programa for a dois, o parque tem amplos relvados, uma mata com árvores de grande porte e percursos com um toque de romantismo.
Evite as grandes superfícies comerciais, aglomerados de pessoas e grandes deslocações. Vamos retomar a actividade económica e social do país, mas de forma gradual e em segurança.