Para muitos profissionais, trabalhar em casa ocasionalmente é uma oportunidade que as empresas nos oferecem. Mas qual dos ambientes realmente nos permite ser mais produtivos: a nossa casa ou o escritório?
No escritório, os colegas de trabalho geralmente representam a maior ameaça a que desempenhemos o nosso trabalho com toda a concentração. Eles passam por nós, conversam, falam dos filhos, convidam-nos para almoçar. Obviamente, é bom usufruir dos benefícios sociais do local de trabalho, mas pode tornar-se um desafio para quem se distrair com facilidade.
Em casa, no entanto, é fácil tornarmo-nos no nosso pior inimigo, porque, quando não estamos rodeados de colegas, ficamos livres para abandonar inibições e hábitos que num ambiente de escritório não seriam adequados, como por exemplo, trabalhar de pijama. Não sentimos necessariamente a mesma pressão dos colegas ou obrigação comunitária de fazer as coisas.
No entanto, em tempos como os que estamos a viver, em que é fundamental resguardarmo-nos ao máximo, podemos ter a necessidade de trabalhar a partir de casa. Por isso, deixamos algumas dicas para que o trabalho em casa seja o mais produtivo possível:
– Ao trabalhar num escritório, o seu caminho para o trabalho pode ajudá-lo a acordar e sentir-se preparado para as tarefas que terá pela frente. Em casa, no entanto, a transição do acordar para o trabalho pode ser mais desafiante. Uma maneira de trabalhar em casa de forma produtiva é definir uma lista de tarefas a fazer assim que acordar: faça tudo o que faria normalmente para se preparar para a atividade no escritório: defina a hora de levantar, cumpra os seus rituais de higiene, vestuário e pequeno-almoço.
– Ao trabalhar em casa, somos os nossos próprios gerentes. Para manter o cronograma, distribua as tarefas que tem a fazer ao longo do dia. Se tiver um calendário online, crie eventos pessoais e lembretes que informam quando iniciar novas tarefas. O Google Calendar facilita isso. Só porque não está a trabalhar no escritório não significa que não pode ter um escritório. Em vez de ficar no seu quarto ou no sofá – espaços associados ao tempo de lazer – dedique uma sala ou superfície específica em sua casa ao trabalho: um local calmo e confortável, bem iluminado e com arrumação, onde consiga ter à mão tudo o que precisa e onde seja possível separar o trabalho da vida pessoal.
– Trabalhar em casa pode ajudá-lo a concentrar-se nas suas tarefas a curto prazo, mas também pode fazer com que se sinta impedido de realizar um trabalho em equipa. Ferramentas como Skype, Slack e Teams podem facilitar a comunicação com os colegas e lembrá-lo de como o seu trabalho está a contribuir para o desempenho geral. Enquanto trabalha em casa pode esquecer-se de fazer pausas. Não deixe que a pressão de trabalhar no local onde habita o impeça de tirar uns minutos para relaxar. Use as suas pausas periodicamente, afasta-se da sua mesa de trabalho, beba um café e passe algum tempo com outras pessoas que também possam estar em casa (porque é importante interagir com outras pessoas) ou trate de alguma tarefa doméstica que ficou por fazer.
– Pode ter a sensação de que trabalhar em casa estabelece mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mas tenha cuidado com essa suposição. Trabalhar em casa também pode fazer com que se envolva tanto na sua atividade, num ambiente relaxante, que perde a noção completa do tempo. Defina um sinal alarme no final do dia para indicar que o seu horário normal de trabalho está a chegar ao fim. Saber que o dia de trabalho terminou pode ajudá-lo a iniciar o processo de voltar à sua vida pessoal.