Se deseja economizar, acrescentar valor à sua casa ou apenas ajudar a salvar o meio ambiente, criar uma casa com eficiência energética é sempre uma ideia inteligente. Uma das principais preocupações de um proprietário quando pensa em realizar uma reforma eficiente no seu imóvel é o preço desse investimento. Ainda existe a ideia errada de que inteligente e amigo do ambiente são sinónimos de caro e luxuoso.
Para acabar com esse equívoco, apresentamos aqui sete dos melhores e mais acessíveis investimentos que tornarão a sua casa num imóvel mais eficiente em termos de energia e ajudarão a economizar dinheiro a longo prazo.
Adicionar isolamento – é talvez a maneira mais eficaz de evitar a perda de calor, pois através do isolamento de chão e paredes utilizará muito menos energia para o aquecimento da sua casa. Também levará muito menos tempo para que o seu espaço aqueça e, o mais importante, conseguirá mais calor dentro da sua casa por um período mais prolongado.
O mesmo se aplica ao arrefecimento durante os períodos mais quentes. Isolamento de chão fornecerá uma classificação mais alta de eficiência energética. A sua casa ficará mais confortável, mas também será mais atraente para os potenciais compradores, se um dia decidir vender. É bastante simples: o isolamento representa uma melhoria fácil e altamente eficaz da casa.
Sistema de climatização – é responsável pela maioria dos problemas de eficiência energética: perda de calor, ganho de calor, aquecimento desigual e assim por diante. A limpeza anual do sistema de climatização é uma das tarefas mais importantes de manutenção, pois pode desempenhar um papel importante quando se trata da expectativa de vida do seu ar condicionado.
A tarefa mais importante é limpar ou substituir os filtros regularmente. Filtros entupidos interferem no fluxo de ar regular e a sujidade reduz a eficiência de energia do sistema. A manutenção simples pode ter uma
influência significativa nas suas contas. Filtros limpos e desobstruídos permitem reduzir o consumo de energia em até 15%.
Investir em tomadas que poupem energia – quantas vezes deixou o computador, a impressora ou um carregador ligados e saiu de casa? Com a implementação destas tomadas, esses problemas podem terminar. Tomadas eficientes em energia podem ajudá-lo a pagar menos pelas contas de serviços públicos e também a ajudar o meio ambiente. Estas tomadas consomem uma quantidade muito pequena de energia, o que também resulta em menos calor. As tomadas automáticas podem reconhecer se o aparelho a elas conectado está ligado sem motivo e depois desligar a energia. São capazes de determinar o comprimento do cabo (um comprimento menor requer menos energia) e assim adaptar o consumo de energia.
Instalar um termostato inteligente – estes são dispositivos criados para controlar o aquecimento da sua casa e são diferentes dos tradicionais por vários motivos. Eles permitem que use uma aplicação (através do seu smartphone ou tablet) para controlar o seu aquecimento. Desta forma pode monitorizar o aquecimento em sua casa, mesmo se estiver de férias. Termostatos inteligentes são capazes de analisar condições externas, como humidade, e adaptar a temperatura interior. Este sistema proporcionará um enorme corte no consumo de energia.
Usar lâmpadas LED – percorremos um longo caminho desde a iluminação tradicional e a iluminação LED chegou para ficar. É, de longe, a maneira mais eficiente em termos de energia e ambientalmente mais correta de iluminar sua casa. Existem vários benefícios em substituir as lâmpadas convencionais por LED: em primeiro lugar, têm uma vida de até 100.000 horas, o que significa que precisará gastar dinheiro com menos frequência na compra de novas lâmpadas; em segundo lugar, as lâmpadas LED são totalmente limpas e recicláveis e não incluem material tóxico de qualquer tipo. Podem ser usados sem riscos para o meio ambiente e contribuem para reduzir a nossa pegada de carbono; por fim, estas lâmpadas são uma opção ideal para iluminação externa, pois são menos propensas a choques e podem suportar várias condições climáticas adversas, como vento, chuva e neve.
Usar sistemas de gestão de energia – permitem que controle a sua casa remotamente. Não há mais pânico se deixou o ferro ligado ou não!
Os sistemas de gestão de energia são sistemas centrais, o que significa que eles recolhem dados dos seus gadgets através de uma aplicação. Pode monitorizar o seu consumo de energia, o que pode ajudá-lo a aprender sobre ele e adaptá-lo melhor ao seu orçamento. Estes sistemas permitem ativar ou desativar o sistema de segurança, aquecimento, ar-condicionado e vários aparelhos.
Instalar chuveiros ou torneiras de baixo fluxo – existem dois tipos principais de chuveiros de baixo fluxo: chuveiros com ventilação e chuveiros laminares. A principal diferença é que os primeiros misturam ar e água, e os segundos fornecem fluxo constante de água. Um equívoco comum é que baixo fluxo significa pressão baixa. Torneiras de baixo fluxo oferecem a mesma força, graças às pequenas aberturas pelas quais o ar flui, resultando em uma boa pressão. Torneiras de baixo fluxo e chuveiros são capazes de reduzir o consumo de água em até 50%.
Hoje, graças às novas tecnologias, pode controlar e monitorizar o seu consumo de energia com o simples toque de um dedo. Tirar o melhor proveito do seu sistema de climatização é um excelente local para começar. No entanto, para aumentar a eficiência energética, considere soluções simples e práticas, como lâmpadas de LED, torneiras de baixo fluxo, etc. A implementação destes recursos proporcionará uma poupança significativa de dinheiro sem comprometer o conforto da sua casa.
O impacto que a tecnologia de residências inteligentes tem no setor imobiliário não pode ser subestimado. Existem compradores de casas no mercado que pagam mais por uma casa por possuir recursos inteligentes. Tire proveito disso!