Design de cozinhas: Aberta vs fechada
A estrutura e o design da cozinha têm-se vindo a transformar ao longo dos anos, de acordo com a evolução das necessidades dos indivíduos, refletindo as mudanças e dinâmicas sociais, tais como a transição de famílias conjuntas para famílias nucleares, o que contribuiu para a diminuição da dimensão das casas.
A cozinha passou a ser um espaço central na casa, deixando de lado a ideia de espaço isolado que existia apenas pela sua utilidade e funcionalidade. A passa a ser entendida cozinha como o coração de uma casa.
Quando se pensa numa remodelação da casa, o design da cozinha é sempre alvo de dilema: cozinha aberta ou cozinha fechada?
Embora as cozinhas abertas se integrem perfeitamente no resto da casa, é um espaço que não se pode dar ao luxo de parecer desarrumado. As cozinhas fechadas são perfeitas se preferir privacidade enquanto cozinha ou se estiver muito ocupado para estar sempre a arrumar tudo. Aqui está uma análise pormenorizada de ambos os tipos de cozinhas.
Cozinha aberta
Tal como o nome indica, uma cozinha aberta é aquela que não tem paredes a separar do restante espaço social.
Vantagens
Se tem uma casa pequena, a cozinha aberta é uma excelente ideia. Uma vez que não tem barreiras visuais, permite que os espaços fluam, fazendo com que a casa pareça mais ampla e luminosa.
Uma cozinha aberta também cria uma sensação de informalidade e promove o convívio entre a família e convidados e a partilha das tarefas.
Contras
Existem alguns factores a considerar se optar por uma cozinha de design aberto:
Limitação do espaço de arrumação: ao eliminar paredes, passa a ter uma limitação de armários para organização de itens pertencentes ao espaço cozinha.
Ruído e cheiros: com a utilização da cozinha de uma forma regular, perde-se a capacidade de insonorização do espaço, bem como se aumenta a probabilidade de cheiros e aumento da temperatura para os restantes espaços que estão ligados à cozinha.
Cozinhas fechadas
O modelo tradicional de cozinha, a cozinha fechada, é uma reprodução da ideia de cozinha como espaço isolado, espaço de privacidade.
Prós
Se tem como rotina diária cozinhar, e gosta de preparar grandes refeições, este é o tipo ideal de cozinha para si. O ruído, cheiro e fumo ficará confinado neste espaço, tendo ainda como vantagem a possibilidade de adiar a organização e limpeza deste espaço porque não fica visível para a restante casa. Ainda como vantagem, tem mais paredes livres para a criação de armários de arrumação.
Contras
Quando pensamos em cozinhas fechadas, o isolamento surge como uma das principais desvantagens, propiciando a um sentimento de formalidade que impacta no convívio familiar. A separação da cozinha do espaço social e de refeição, limita as interações com a família e amigos enquanto se cozinha.
Além disso, a cozinha fechada irá criar a ilusão de espaço mais reduzido do apartamento, uma vez que limita a entrada e difusão da luz natural e diminui as linhas de visão espacial.
Em suma, a opção por um destes designs de cozinha vai depender das suas necessidades e preferências: se valoriza a amplitude do espaço e a interação social, a cozinha aberta poderá ser a melhor opção; se gosta de privacidade, silêncio e redução de cheiros, a cozinha fechada, tendencialmente será a escolha mais adequada.