Produtos “smart home”, como campainhas e termostatos inteligentes, são ligados à Internet, oferecendo-lhes uma funcionalidade maior do que os seus equivalentes tradicionais. Isto significa que eles podem ser controlados a partir de um dispositivo de hub central – geralmente um altifalante inteligente controlado por voz ou uma aplicação no telemóvel. Pode controlar todos os produtos inteligentes à distância, automatizando tarefas para economizar tempo.
Atualmente, existem quatro ecossistemas líderes de dispositivos domésticos inteligentes – Google Assistant, Amazon Alexa, Apple HomeKit e Samsung SmartThings. A escolha de qual deseja usar é uma das primeiras decisões a serem tomadas antes de começar a configurar a sua casa inteligente. Cada ecossistema desempenha um papel semelhante e tem funcionalidades parecidas, portanto, é mais provável que a sua escolha de produtos inteligentes recaia nos quais está mais interessado e em qual ecossistema da marca eles são compatíveis. Também é uma boa ideia escolher uma plataforma com a qual já tenha um relacionamento. Por exemplo, se faz muitas compras on-line na Amazon, o Alexa é uma boa opção, pois pode ligar a sua conta de compras da Amazon para fazer pedidos usando a sua voz. Os donos de smarphones Android e os utilizadores de serviços da Google, como o Gmail, terão benefícios com a plataforma Google Assistant, com todos os serviços da Google juntamente com o poder da pesquisa do Google usando simplesmente a voz.
Os altifalantes inteligentes são como os tradicionais, mas têm assistentes de voz embutidos. O Amazon Echo e o Google Home são duas das maiores marcas de altifalantes inteligentes no mercado, mas há muitas outras por onde escolher. Existem modelos das principais marcas, como Apple, Bose, Sonos, LG, JBL e Sony. Se deseja transformar um altifalante inteligente no dispositivo central ou hub da sua casa inteligente, a maioria também desejará que este seja um altifalante com excelente som para tocar música e rádio. A Amazon tem o Echo e o Echo Dot. A Google tem produtos como o Home Max, o Google Home ou o Nest Mini e a Apple oferece o HomePod.
Aplicações para casas inteligentes geralmente são grátis ou incorporadas no sistema operativo do seu smartphone. Em dispositivos Android, como smartphones Samsung Galaxy, é possível ter acesso a aplicações de outros fabricantes de produtos smart home, exceto a aplicação Home da Apple. Quando compra um altifalante inteligente, ele geralmente usa essas aplicações para controlar a funcionalidade da casa inteligente. Existem as aplicações Google Home, Amazon Alexa, Apple Home, Samsung SmartThings que permitem ter a comodidade de controlar a iluminação, segurança, temperatura e até o som ambiente em sua casa a partir de qualquer lado. Pode programar o alarme para acordar de manhã ou para avisar quando o bolo que tem no forno está pronto. Enquanto está fora, deixe o seu aspirador fazer as limpezas. Se tem jardim, o seu corta-relva pode fazer o trabalho por si.
Para a maioria das pessoas interessadas em ter uma casa inteligente, a iluminação é o ponto de partida. Muitos sistemas de iluminação inteligentes funcionam perfeitamente sem um hub central e ainda são capazes de interagir com outros elementos da casa inteligente. As lâmpadas LIFX e TP-Link, por exemplo, comunicam por Wi-Fi, enquanto outras comunicam através de Bluetooth. Se a maior parte da iluminação da sua casa estiver no tecto e controlada por um interruptor na parede, poderá beneficiar se substituir esses interruptores por interruptores inteligentes.
Poucos dispositivos domésticos inteligentes podem corresponder à capacidade de um termostato inteligente de proporcionar conforto e poupança em termos energéticos e económicos. Estes dispositivos vão além de conseguir estabelecer um padrão de aquecimento e arrefecimento com base no tempo que espera estar em casa para aproveitar esses benefícios. Eles podem detetar quando está em casa e quando está ausente, para que o sistema funcione somente quando necessário. Também é possível integrar nas suas casas inteligentes câmaras de segurança, detetores de fumo, de fugas de gás ou água.
À medida que mais consumidores entendem como todos estes novos dispositivos funcionam e determinam quais são adequados ao seu caso específico, espera-se ver um grande aumento na adoção destes facilitadores do nosso dia-a-dia.